terça-feira, 28 de maio de 2013

Centro de Lançamento de Alcântara lança foguete de treinamento Básico com sucesso

Foguete de Treinamento Básico

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou com sucesso o lançamento do Foguete de Treinamento Básico (FTB) dentro das atividades da Operação Falcão I/2013. A operação iniciada na última segunda-feira (21/5) teve por objetivo realizar o lançamento e rastreio do veículo de treinamento, buscando o treinamento operacional do Centro de Lançamento e a obtenção de dados para a qualificação e a certificação do foguete.

O FTB seguiu conforme os parâmetros previstos para este tipo de operação e foi lançado às 14h29 no horário local e voou 167,8 segundos até atingir a área de impacto determinada. O veículo atingiu 31,8 km de altitude máxima em apenas 76 segundos de voo. Do local de lançamento até a dispersão no oceano o foguete percorreu 18,01 km em linha reta.

A Operação Falcão I/2013 envolveu 100 servidores do efetivo do CLA e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e contou também com a participação da equipe de Alcântara do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que trabalhou na recepção de dados do veículo lançado. Pela primeira vez foram testados dois novos sistemas, um de controle operacional e disparo e outro de interfonia para contato entre as equipes.

O lançamento foi acompanhado por 30 alunos e professores da Escola Caminho das Estrelas, situadas no CLA e responsável por ministrar o ensino fundamental regular para os dependentes do efetivo civil e militar da unidade, além de atender à comunidade local. O próximo lançamento será de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) no próximo mês de junho durante a Operação Águia I/2013.

Operação Falcão I/2013
Horário de lançamento: 14h29 (horário local)
Apogeu (altitude máxima): 31,8 Km
Tempo do apogeu: 76 seg
Distância percorrida do local de lançamento até área de impacto: 18,1 Km

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...