sábado, 8 de junho de 2013

ONU nomeia General Brasileiro para comandar Força de Paz no Congo

General Carlos Alberto dos Santos Cruz

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, anunciou a nomeação do General Brasileiro Carlos Alberto dos Santos Cruz como comandante da Força de Paz da ONU na República Democrática do Congo (MONUSCO).

Santos Cruz vai substituir o General Indiano Chander Prakash Wadhwa, cujo mandato foi concluído em 31 de março. Ban está agradecido pela dedicação e eficácia em seus dois anos de comando na MONUSCO.

Santos Cruz possui mais de 40 anos de experiência militar nacional e internacional. Antes da nomeação, ele era assessor especial do ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Foi vice-chefe do Comando de Operações Terrestres do Exército de abril de 2011 a março de 2013 e comandante da II Divisão do Exército de 2009 a 2011. O general também foi comandante militar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) de janeiro de 2007 a abril de 2009.

Ele é bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Campinas e graduado na Academia Militar das Agulhas Negras.

General deverá enfrentar hostilidade de rebeldes


O movimento rebelde M23 suspendeu o diálogo com o governo congolês nesta semana. Os rebeldes alegam que não têm sentido negociar a paz quando a ONU está prestes a empregar uma brigada autorizada a atacá-los.

“Nós estamos esperando a brigada da [ONU]. Estamos prontos. Nossos homens estão em alerta máximo”, disse Stanislas Baleke, representante político do M23.

Os representantes das Nações Unidas negam o fim da busca por uma solução diplomática para o conflito. “A brigada terá um papel muito mais de dissuasão [dos rebeldes] do que de solução militar. O foco real é encontrar uma solução no âmbito político”, rebate a enviada especial da ONU para a Região dos Grandes Lagos, Mary Robinson, que visitou o país nesta semana.

Fonte: http://www.onu.org.br/onu-nomeia-general-brasileiro-para-comandar-forca-de-paz-na-republica-democratica-do-congo/
http://www.dw.de/descr%C3%A9dito-da-onu-e-viol%C3%AAncia-rebelde-aguardam-general-brasileiro-no-congo/a-16790658

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...