sexta-feira, 23 de agosto de 2013

1ª Divisão de Exército e Guarnição da Vila Militar comemoram 105 anos de criação

1ª Divisão de Exército


No dia 8 de agosto, foram realizadas atividades comemorativas ao 105º aniversário de criação da 1ª Divisão de Exército (1ª DE), Divisão Mascarenhas de Moraes, e da Guarnição da Vila Militar (VM).

Durante a solenidade, o Pavilhão Nacional foi hasteado de forma permanente, pela primeira vez, no Morro do Jaques, ponto dominante do conjunto topográfico do Campo de Instrução de Gericinó, passando a compor a paisagem da Vila Militar. Além disso, uma placa de agradecimento foi entregue às instituições e personalidades que prestaram importante apoio à 1ª DE e à VM.

O desfile militar foi realizado por cerca de cinco mil militares. A tropa a pé foi composta por representações do Comando da 1ª DE, do Grupamento de Unidade-Escolas e 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, da Brigada de Infantaria Paraquedista, da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), da Artilharia Divisionária da 1ª DE, da Base de Apoio Logístico do Exército, do Departamento de Educação e Cultura do Exército, da 1ª Região Militar e do 1º Grupo de Artilharia Antiaéreo. O desfile motorizado foi composto por viaturas históricas, como o Dodge do Comando da 2ª Guerra Mundial, do 25º Batalhão Logístico, do Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro e de mais de 130 viaturas militares. A formatura foi encerrada com desfile hipomóvel.

A formatura foi presidida pelo Chefe de Logística do Ministério da Defesa, General de Exército Adriano Pereira Júnior, e contou com a presença do Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Exército Joaquim Maia Brandão Júnior, do Comandante Militar do Leste, General de ExércitoFrancisco Carlos Modesto, do antigo Ministro de Estado do Exército e Comandante do Exército, General de Exército Gleuber Vieira, de antigos oficiais-generais do Alto-Comando do Exército, de oficiais-generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, de autoridades civis e militares e de convidados. O Coronel Roberto Silva Mascarenhas de Moraes, neto do Marechal Mascarenhas de Moraes – Comandante da Força Expedicionária Brasileira, que deu a denominação histórica dessa Divisão, em 1969 – também prestigiou a solenidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...