sábado, 3 de agosto de 2013

Batalhão da Guarda Presidencial comemora 190 anos de criação

Batalhão da Guarda Presidencial


No dia 26 de julho, o Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) comemorou 190 anos de criação. Oriundo da Imperial Guarda de Honra e do Batalhão do Imperador Dom Pedro I, o quartel foi transferido do Rio de Janeiro, onde era conhecido como Batalhão de Guarda, para a cidade de Brasília em 1960.

O BGP traz, do passado, o legado de realizar o cerimonial militar da Presidência da República e a segurança dos palácios presidenciais. Hoje, realiza também o cerimonial do Exército, guardas de honra para Chefes de Estado, embaixadores e autoridades militares estrangeiras e escolta de dignitários com seu Pelotão de Escolta Presidencial, além da apresentação da ordem unida sem comando dos Granadeiros, uma tradição da Infantaria dos tempos da Independência do Brasil.
Batalhão da Guarda Presidencial
O Batalhão ainda realiza Operações de Garantia da Lei e da Ordem no Distrito Federal e é responsável pela segurança das principais instalações do governo e do Comando do Exército, por meio da Companhia de Choque, mantendo as tradições sem descuidar da evolução. 

Nesses 190 anos de existência, o BGP, que teve como ex-integrante, o Marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro, participou de diversos episódios da história do País.

O evento contou com a presença do Comandante do Exercito, General de Exército Enzo Martins Peri, de oficiais-generais integrantes do Alto-Comando do Exército, de oficiais-generais e de convidados civis e militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...