sábado, 31 de agosto de 2013

CTEX conclui o desenvolvimento do protótipo do novo Morteiro leve Antecarga 60 MM do Exército Brasileiro

Morteiro Leve Antecarga 60 mm


O Departamento de Ciência e Tecnologia homologou o Relatório de Avaliação do Morteiro Leve Antecarga 60 mm elaborado pelo Centro de Avaliações do Exército, em 12 de Julho, considerando o Protótipo do Morteiro como de acordo com os Requisitos Operacionais e Técnicos estabelecidos pelo Exército Brasileiro para esse material.

O novo Morteiro é todo desenvolvido com tecnologia nacional e deverá substituir gradativamente os morteiros produzidos ainda nos anos 50. A arma tem como principais características: a rusticidade, o baixo peso, o grande alcance, a alta precisão e a facilidade de manejo. É um equipamento adequado para proporcionar efetivo apoio de fogo aproximado aos pelotões de combate.

O projeto, desenvolvido integralmente pelo CTEx, contou com a participação do Arsenal de Guerra do Rio e das empresas SPEEDFORM e TORNOTEC, sediadas no Rio de Janeiro. A munição convencional alto-explosiva, desenvolvida em parceria com a Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL), também teve seu projeto recentemente concluído, eliminando com isso a necessidade de importações para o pleno funcionamento do Sistema de Armas Morteiro Leve.

O resultado do projeto, com a conclusão desta importante etapa da P&D, é a materialização de um produto que poderá equipar as unidades operacionais das Forças Armadas e se constitui em êxito do Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, da Indústria de Defesa e, particularmente, do Centro Tecnológico do Exército.

Um comentário:

  1. dá pra testar isso lá em Brasília não na cidade é claro mas ali no senado na cabeça dos senadores deputados e vereadores ai comandante a povo agradece pela limpa ok

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...