quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Fragata “Constituição” visita Porto de Sevastopol, na Ucrânia

Fragata Constituição


Após realizar a travessia dos históricos Estreitos de Dardanelos e Bósforo, a Fragata “Constituição” (F42), regressando da Operação “Líbano III”, atracou na cidade de Sevastopol – Ucrânia, no Mar Negro, entre os dias 25 e 29 de julho.

A visita do navio às terras ucranianas foi acompanhada das presenças do Comandante da Forca de Superfície, Contra-Almirante Antonio Reginaldo Pontes Lima Junior, e do Coordenador do Programa de Reaparelhamento da Marinha, Contra-Almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, concorrendo positivamente para o estreitamento de laços entre as Marinhas das duas nações, com atividades desenvolvidas tanto no âmbito do setor operativo, como de material.

Em 25 de julho, ocorreu um almoço na Fragata “Constituição” com a presença do Embaixador do Brasil na Ucrânia, Antonio Fernando Cruz de Mello, bem como do Chefe do Estado-Maior da Marinha Ucraniana e do Vice-Governador de Sevastopol. A noite, foi oferecido um jantar pelo Comandante da Marinha Ucraniana, Vice-Almirante Yurii ILIN, ao Embaixador Antonio Fernando, ao Contra-Almirante Pontes Lima, ao Contra-Almirante Petrônio, ao Comandante da Fragata “Constituição”, Capitão-de-Fragata Marcos Ulisses Diniz Sobreira e as autoridades locais.

No dia 26 de julho, uma representação da F42 realizou uma visita ao Centro de Treinamento Operativo da Marinha Ucraniana, a qual foi retribuída por uma visita à Fragata “Constituição” por militares daquele Centro, vinculados ao adestramento na área de GVI/GP.

De modo a complementar as comemorações do dia das Marinhas da Ucrania e da Russia, o Navio foi aberto a visitação publica, nos dias 27 e 28 de julho, tendo recebido um total de 3.853 visitantes. Na manhã do dia 27 de julho, foi realizada uma partida de futebol entre as equipes da Fragata brasileira e da Marinha da Ucrania.

A visita aquele país, teve um destaque especial, pois coincidiu com as comemorações do dia da Marinha da Ucrânia e da Rússia, em 28 de julho. Nessa data foi realizada uma grande Parada Naval, assistida pela população, que contou com as presenças dos Presidentes da Ucrânia e da Rússia.

Por ocasião da desatracação, na manhã do dia 29 de julho, a F42 saiu da Baia de Sevastopol acompanhada de um navio-varredor da Marinha Ucraniana “Chernigiv”, estabelecendo comunicações radio com aquele navio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...