terça-feira, 27 de agosto de 2013

Prosseguem os ensaios do Projeto SARA (Satélite de Reentrada Atmosférica)

Projeto SARA


Foi realizado com sucesso nos dias 29 e 30 de julho, o Ensaio de Flutuabilidade do Modelo Mecânico de Qualificação do SARA Suborbital. O ensaio foi realizado nas instalações do Instituto Oceanográfico da USP (Ubatuba-SP), onde as equipes da Divisão de Sistemas Espaciais do IAE e do Grupo de Salvamento e Resgate -SAR/IAE lançaram ao mar o modelo de qualificação e observaram as características de estanqueidade por vinte horas.

Após este período o modelo foi içado, verificado preliminarmente e preparado para o transporte de regresso à São José dos Campos.

Neste ensaio foram verificadas as características de estabilidade e estanqueidade, bem como os procedimentos logísticos e operacionais para a recuperação do sistema na futura operação de lançamento.

Oque é o Projeto SARA


O projeto compreende o desenvolvimento de uma plataforma espacial para experimentos em ambiente de microgravidade, denominada Satélite de Reentrada Atmosférica (SARA), destinada a operar em órbita baixa, circular, a 300 km de altitude, por um período máximo de 10 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...