domingo, 22 de setembro de 2013

Militares da 6ª Divisão de Exército realizam a transposição do rio Santa Maria



No dia 18 de setembro, militares da 6ª Divisão de Exército, que integra a Força Terrestre Componente do Teatro de Operações Laçador, realizaram a transposição do rio Santa Maria, simbolizando o rompimento da Linha de Contato e consequentemente o início da Operação Conjunta de Adestramento Laçador.

A transposição foi precedida por uma concentração de fogos de artilharia e de morteiro e pelo estabelecimento da superioridade aérea na área de travessia pela Força Aérea Componente, o que garantiu a segurança local para a tropa de Engenharia realizar seus trabalhos.

Inicialmente, militares do 9º Batalhão de Infantaria Motorizado e do Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande realizaram a travessia do rio, utilizando embarcações de assalto meio-pontão, e estabeleceram uma Cabeça de Ponte, como ação preliminar para o prosseguimento da operação ofensiva.

Em seguida, o 3º Batalhão de Engenharia de Combate, o 6º Batalhão de Engenharia de Combate e o 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado realizaram a montagem de uma passadeira de alumínio, de duas portadas tática leve classe 16 e de uma portada modular pesada Krupp classe 70.

Pelos meios de transposição disponibilizados pelos Batalhões de Engenharia, foi possível a travessia de tropa de Infantaria, de blindados Leopard, de blindados M113, de blindados Cascavel, de blindados Urutu, de obuseiros 155 mm e sua viatura tratora e de outras viaturas leve.

O evento contou com a participação do Comandante do Teatro de Operações Laçador, General de ExércitoCarlos Bolivar Goellner, de oficias-generais da Marinha e do Exército, de oficiais de nações amigas e de militares das Forças Armadas envolvidos na operação.

A Operação Laçador é um exercício de adestramento conjunto conduzido pelo Ministério da Defesa, sob a coordenação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, na região Sul do Brasil, com a participação da Marinha, do Exército e da Força Aérea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...