segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Centro Tecnológico do Exército recebe plataforma de Stewart com 6 Graus de Liberdade

Plataforma de Stewart


No último dia 27 de setembro, em cerimônia realizada na empresa Spectra Tecnologia, o CTEx recebeu a Plataforma de Stewart e o pacote de dados técnicos gerados na sua pesquisa, materializando o final do projeto. A Plataforma de Stewart com 6 Graus de Liberdade é um equipamento que permite reproduzir a dinâmica de um sistema em um espaço limitado fisicamente.

O material produzido pelo CTEx é composto por seis atuadores, montados aos pares, que sustentam uma placa sobre a qual pode ser instalado um corpo que se deseje estudar a dinâmica de movimento. O equipamento colocado sobre essa placa pode ser movido nos seis graus de liberdade possíveis para um corpo rígido. Podem ser reproduzidos, isoladamente ou ao mesmo tempo, os três movimentos lineares x, y, z (lateral, longitudinal e vertical) e as três rotações sobre cada eixo (arfagem, rolamento e guinada).

Esse tipo de plataforma é frequentemente utilizada em simuladores de equipamentos (aeronaves e viaturas) de maneira a permitir a reprodução das sensações de movimento reais com alto grau de fidelidade. O Centro Tecnológico do Exército (CTEx) utilizou esse tipo de equipamento no projeto do Simulador de Voo para Helicóptero Esquilo (SHEFE), que teve sua P&D concluída ao final de 2011.

A plataforma original do SHEFE foi importada da Holanda e os resultados obtidos desde os primeiros momentos do projeto, ainda em 2008, levaram à decisão de se tentar dominar as tecnologias envolvidas nesse subsistema do simulador, que envolvem a integração de atuadores elétricos de alta performance, o desenvolvimento da malha e da eletrônica de controle dos atuadores, assim como do software de controle de todo o sistema.

O projeto, que teve o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), com um orçamento total de R$ 1.800.000,00, dos quais R$ 1.600.000,00 foram destinados à contratação da empresa Spectra Tecnologia, parceira do CTEx na execução desse e de outros projetos na área de simuladores. Executado em dois anos, conforme o planejamento inicial, contou ainda com a participação da Universidade de São Paulo (USP) – Campus de São Carlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...