terça-feira, 1 de outubro de 2013

VANT regional da Unasul será de tamanho mediano

União de Nações Sul-americanas (Unasul)


Sem especificar dimensões, representantes da União de Nações Sul-americanas (Unasul) definiram, em reunião realizada em Brasília, que será de “tamanho mediano” o veículo aéreo não-tripulado (VANT) a ser desenvolvido regionalmente pelos países do subcontinente.

A aeronave será usada em missões de reconhecimento e cartografia, podendo atuar tanto em apoio a atividades de defesa civil – na ocorrência de acidentes naturais, por exemplo – quanto em atividades estritamente militares, para seleção de alvos e avaliação de danos após ataques de artilharia.

Durante o encontro, a delegação brasileira apresentou proposta de plano de trabalho para os próximos sete anos, nos quais serão avaliados o modelo empresarial do projeto de VANT, a divisão de tarefas e custos e os detalhamentos dos requisitos a serem adotados.

Os representantes de outros países membros da Unasul contribuíram com novas considerações e sugestões sobre as características do sistema regional. Foi o caso da delegação argentina, que sugeriu que os aspectos relacionados à simulação e ao treinamento sejam incluídos como parte do programa de desenvolvimento do VANT.

A representação do Ministério da Defesa brasileiro destacou que a preparação do VANT–Unasul é um marco da cooperação e integração regional e fortalecimento da base industrial de defesa sul-americana.

Estão previstos para o próximo ano três encontros do grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento do VANT–Unasul, dando prosseguimento ao projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...