sábado, 16 de novembro de 2013

Aeronave E-99 apoia missões de pacote na CRUZEX 2013

E-99


O Embraer EMB-145 AEW&C, ou simplesmente E-99, é uma aeronave de controle e alarme em voo da Força Aérea Brasileira (FAB), utilizada para vigilância e controle aéreo, capaz de detectar tráfegos à baixa altura, sobretudo na área de fronteiras, sendo um dos elos do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM).

Com duas aeronaves e mais de 40 militares envolvidos na CRUZEX Flight 2013, os E-99 do Esquadrão Guardião (2°/6° Grupo de Aviação) atuam no exercício principalmente como extensões da capacidade de comunicação nos voos de pacote. “Atuamos como Posto de Comunicação no Ar. Posicionamos o E-99 de forma a possibilitar a comunicação das aeronaves do exercício com o centro de operações militares”, explica o Major Fábio Baeta Freire, Oficial de Operações do Esquadrão Guardião.

As aeronaves E-99 ainda desempenham no Brasil missões de comando e controle, inteligência de sinais e comunicações, vigilância de fronteiras, vigilância marítima, coordenação de operações de busca e salvamento, além do gerenciamento de espaço aéreo para proteção de grandes eventos.A partir da Base Aérea de Recife (BARF), as aeronaves E-99, além do enlace de comunicações, utiliza sua capacidade de deteção para extender a rede de radares envolvidos na operação. Segundo o Major Baeta, os equipamentos do E-99 detectam as aeronaves da CRUZEX e enviam as informações para os radares de solo por meio de datalink.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...