sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Exercício CRUZEX realiza o primeiro lançamento de paraquedistas

C-105 Amazonas


Na manhã desta quarta-feira (06/11), mais um pacote de missão decolou da Base Aérea de Natal (BANT). Dessa vez, seis aeronaves de transporte partiram para o primeiro lançamento real de paraquedistas realizado durante a CRUZEX 2013.

Dois C-130 Hercules e dois C-105 Amazonas, da Força Aérea Brasileira (FAB), em conjunto com dois CC-130J, da Força Aérea Real Canadense, participaram da operação de Airlift, missão de transporte aeroterrestre. Cinco das aeronaves de transporte realizaram a simulação de lançamento de pessoal do Grupo de Operações Especiais, sendo que um C-105 realizou o lançamento real de paraquedistas.

As aeronaves decolaram às 9h30, em duplas e a intervalos de três minutos, primeiro as brasileiras e por fim as canadenses. Os cargueiros foram seguidos por um grupo formado por caças das Forças Aéreas do Brasil, Uruguai, Venezuela, Colômbia e Equador e de helicópteros da FAB, que estavam envolvidos na mesma missão.

De acordo com o Capitão Bruno Américo, Oficial de Ligação do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), Equadrão Cascavel, as aeronaves de transporte navegam a baixa altura, cerca de 150 metros, e contornam os obstáculos do território até alcançar o ponto de lançamento. Ele explica que a operação consiste no lançamento dos paraquedistas no território inimigo. As aeronaves de alto desempenho, que combatem entre si em outra região, procuram fazer a interceptação à longa distância das aeronaves de transporte.

Missões como esta acontecem todos os dias até o fim do Exercício CRUZEX Flight 2013 e, na tarde desta quarta-feira, aeronaves C-130 Hercules participaram ainda do lançamento Simulado de Carga, que acontece com a mesma dinâmica de operação pacote, envolvendo diversas aeronaves das nações envolvidas no exercício.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...