terça-feira, 5 de novembro de 2013

Pela primeira vez, Brasil e Colômbia juntos em voos de reabastecimento



Eram 9h45 da manhã deste sábado (02/11) quando quatro caças da Força Aérea Brasileira (F-2000 e F-5) receberam combustível em pleno voo de um avião-tanque KC-767 da Colômbia. Foi a primeira vez em que os dois países realizaram este tipo de voo juntos. No mesmo dia, às 14 horas, foi a vez de um avião-tanque KC-130 brasileiro reabastecer quatro jatos A-37 Dragonfly colombianos.

Os reabastecimentos aconteceram a aproximadamente 5 mil metros de altitude em uma região entre os estados da Paraíba e do Rio Grande Norte. Ambas as missões fazem parte dos preparativos para a CRUZEX Flight 2013, que começa nesta segunda-feira (4/11).

De acordo com o Major Cláudio Faria, da Força Aérea Brasileira, o objetivo era acertar os detalhes deste tipo de operação, que deve acontecer intensamente nas próximas duas semanas. Apesar de nunca terem realizado algo assim antes, as duas forças aéreas utilizam a padronização de procedimentos elaborada pela OTAN, o que trouxe o resultado positivo. "Foi um sucesso. Tanto eles quanto nós percebemos que estamos preparados", disse.


Já o Coronel David Barreto, da Força Aérea Colombiana, ressaltou o profissionalismo dos militares envolvidos. "O sentimento que desperta o compromisso desses pilotos é a satisfação do dever cumprido nessa missão de preparação", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...