sábado, 7 de dezembro de 2013

Concluído o Modelo de Voo da Eletrônica do SARA Suborbital



Nesta sexta-feira, dia 29 de Novembro, a empresa CENIC apresentou à Comissão de Fiscalização do IAE o Modelo de Voo (MV) de toda a eletrônica embarcada (Redes Elétricas) no veículo Sara Suborbital.

Durante o evento, os técnicos da CENIC explicaram à Comissão de Fiscalização do IAE o posicionamento e as particularidades das Redes Elétricas de Controle, destinadas a controlar a velocidade de rotação do veículo, das Redes Elétricas de Telemedidas, responsável pela aquisição de dados a bordo e seu posterior envio para as estações de terra, das Redes Elétricas de Segurança, que tem a função de interromper o voo do veículo quando necessário, e das Redes Elétricas de Serviço, que cuidam do suprimento de energia e acionamento de eventos em voo.

À parte, foi apresentada ainda a Eletrônica do Módulo de Experimentação, que possui a função de atender os experimentos durante o voo. Por fim, foi explicada toda a sistemática de integração das diferentes Redes Elétricas, o que envolve a adequada conexão e distribuição da cablagem no veículo segundo as normas de segurança.

Com a entrega do Modelo de Voo das Redes Elétricas, o Sara Suborbital irá iniciar a fase de ensaios funcionais das redes individuais e, por fim, evoluirá para os ensaios sistêmicos com o acoplamento do Banco de Controle, tão logo este esteja disponível.

Esta fase deverá se estender de dezembro a fevereiro. Após esta fase, o SARA Suborbital irá ser submetido ao ensaio final, denominado Ensaio Dinâmico de Aceitação (EDA), quando o veículo completo será submetido à vibração com monitoramento pelo Banco de Controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...