terça-feira, 17 de dezembro de 2013

FAB reconhece transferência de tecnologia de helicópteros EC725 para indústria nacional



A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) realizou durante a 14ª Reunião de Gerenciamento do Acordo do Projeto H-XBR, o reconhecimento da primeira fase da transferência de tecnologia dos helicópteros militares EC725. O evento, realizado no dia 2 de dezembro, com a participação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), comprova o grau de investimentos feitos na indústria brasileira através do projeto.

No âmbito do projeto foram adquiridos 50 helicópteros EC725 para atender as demandas das Forças Armadas, numa contratação conjunta pioneira. O Projeto H-XBR configura a mais recente atuação do Governo Federal para alavancar a indústria brasileira na capacitação tecnológica para conceber, desenvolver e produzir aeronaves de asas rotativas. Por meio de um acordo de cooperação industrial a empresa francesa Eurocopter transfere a tecnologia das aeronaves para empresas beneficiárias no Brasil.

Para realizar o acompanhamento dos Projetos de Cooperação Industrial e a emissão de Parecer Técnico para auxiliar a COPAC no reconhecimento dessa transferência foi estabelecido um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Defesa (MD) e o MDIC.

Projeto H-XBR - Por meio do Acordo de Cooperação Industrial, em 23 de dezembro de 2008, ficou estabelecido que o Consórcio Eurocopter-Helibras, concretizaria a realização de 24 Projetos de Cooperação Industrial (do inglês - ICP). A parceria contribui para o desenvolvimento tecnológico, associado ao crescimento sustentado da Indústria Nacional de Defesa, especificamente aquela voltada para a área aeronáutica de asas rotativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...