quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Alunos de Escola Pública montam Satélite com apoio do INPE



Foi lançado nesta terça-feira (18), em Ubatuba (SP), o documentário sobre estudantes de uma escola pública da cidade que, com o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), construíram um pequeno satélite. A história do grupo mais jovem do mundo a ingressar na área espacial está no filme Projeto UbatubaSat – Uma Jornada de Conhecimento.


Para realizar o projeto de educação científica, que vai além da sala de aula, o professor de matemática Cândido Oswaldo de Moura, da Escola Municipal Tancredo Almeida Neves, buscou o apoio e orientação de especialistas do Inpe, em São José dos Campos (SP).

Desde 2011, professores de várias disciplinas e estudantes a partir de 11 anos periodicamente visitam o Inpe para conhecer suas instalações e, principalmente, realizar e acompanhar atividades do projeto no Laboratório de Integração e Testes (LIT) e na Coordenação de Engenharia e Tecnologia Espacial (ETE).

Além da trajetória da concepção e montagem do satélite, o filme mostra as visitas do grupo de estudantes à agência espacial norte-americana, Nasa, e à empresa Interorbital, nos Estados Unidos, e à cidade de Nagoya, no Japão, onde tiveram um artigo científico aceito em congresso aeroespacial.

Para mais informações sobre o documentário acesse: www.ubatubasat.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...