sábado, 1 de fevereiro de 2014

Força Aérea Brasileira vai receber primeiros Caças Gripen NG em 2018



O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, afirmou que o primeiro lote de caças Gripen NG - a serem produzidos em parceria entre a sueca Saab e a brasileira Embraer - deverão compor os esquadrões brasileiros até 2018. O primeiro lote deverá ter de três a seis aeronaves.

"Em 48 meses depois da assinatura do contrato, deverão estar chegando os aviões", afirmou Saito. Segundo o ministro da Defesa, Celso Amorim, as negociações em torno do contrato levarão de dez a 12 meses.

Segundo Saito, após entregue o primeiro lote, a entrega anual deverá ser de 12 aviões. O contrato, no valor de US$ 4,5 bilhões (R$ 10,47 bilhões), é para um total de 36 unidades.

Um dos fatores que mais pesaram na escolha brasileira pelo Gripen NG foi a transferência de tecnologia. As autoridades brasileiras garantem que a oferta sueca prevê 100% de transferência de tecnologia. "É o avião completo. Quando terminar o desenvolvimento, teremos propriedade intelectual a esse avião. Acesso a tudo", afirmou Saito. Na prática, é a liberdade para que o País produza novos modelos.

Saab confirma à Dilma que vai entregar caças a partir de 2018


O presidente da Saab, Håkan Buskhe, confirmou nesta sexta-feira (24), que a empresa está comprometida a entregar 36 caças ao Brasil a partir de 2018 e espera um acordo final em menos de doze meses. Hoje, o executivo se reuniu com a presidente Dilma Rousseff, no primeiro encontro entre o governo e a cúpula da empresa desde o anúncio em Brasília da escolha do avião sueco.

— Vamos honrar o que oferecemos [...] Nossa oferta inclui a transferência de tecnologia e vamos cumprir isso. Vamos começar já a negociar e plantas vão ser erguidas. Queremos uma parceria estratégica com o Brasil.

No dia 29 de janeiro, a Embraer e a Saab se reúnem no Brasil para começar a detalhar a parceria. A Saab quer um acordo no prazo mais rápido. "Não vamos esperar. Estamos discutindo com o cliente", disse. O executivo acredita que um acordo final pode ser assinado em menos de doze meses. Mas se recusou a falar se preferiria que o entendimento com Dilma fosse fechado antes das eleições.

Veja abaixo o vídeo de divulgação do Gripen NG


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...