quinta-feira, 13 de março de 2014

Exército Brasileiro conclui o desenvolvimento da Arma Leve Anticarro (ALAC)

Arma Leve Anticarro (ALAC)


Foi concluída em fevereiro deste ano a Avaliação do Lote-Piloto da Arma Leve Anticarro (ALAC), estando o referido material em conformidade aos requisitos estabelecidos pelo Exército Brasileiro.



A ALAC é um sistema portátil, com alcance de utilização de 300 metros e descartável após o uso. Possui peso reduzido e manejo simples, apresentando grande poder de letalidade e eficácia contra alvos blindados. O disparo é feito do ombro do atirador nas posições de pé, ajoelhado, sentado ou deitado.
Arma Leve Anticarro (ALAC)

O sistema ALAC compõe-se de um tubo lançador pré-carregado com munição e mecanismos de segurança, disparo e pontaria. O tubo lançador aloja um tiro completo, encartuchado e engastado, composto de estojo de alumínio, carga de projeção, ignitor, granada com carga ôca e espoleta de impacto, sendo estabilizada em voo por aletas retráteis.

O projeto, desenvolvido pelo CTEx, contou com a participação das empresas GESPI – Indústria e Comércio de Equipamentos Aeronáuticos S/A, sediada em São José dos Campos – SP, e Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL).

A conclusão da P&D da ALAC materializa o coroamento de mais uma atividade exitosa do Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército e a disponibilização de um novo Produto de Defesa nacional para o emprego operacional do Exército Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...